Waterless beauty - cosméticos sem água

  • Waterless beauty - cosméticos sem água

De tempos em tempos o mundo dos cosméticos se agita com novidades, geralmente traduzidas em termos estrangeiros. Essas tendências apontam rumos tanto para a estética como para o posicionamento das marcas presentes no mercado.

Recentemente o chamado retorno ao simples, ou slow beauty, é uma das práticas que mais vem chamando atenção, tanto das marcas quanto de consumidoras. Propõe o cuidado natural e um apelo ao multifuncional, focando em produtos concentrados, eficientes e ecológicos.

Seguindo essa influência e aprofundando seus princípios foi que se desenvolveu a chamada Waterless Beauty, nesse texto vamos saber mais sobre essa tendência mundial e conhecer os motivos e benefícios que atraem as pessoas a ela.

O que é?

O conceito de Waterless Beauty, como o indica do nome em inglês, se refere a produtos de cuidados estéticos e higiene pessoal nos quais não se utiliza água na composição.

Produtos convencionais chegam a ter de 60 a 80% de água em suas formulações, o que gera produtos com ativos diluídos. Além disso, são produtos que carecem de recipientes plásticos e de uma maior concentração de conservantes sintéticos, haja vista que água é um meio propício para proliferação de micro-organismos.

Formulações sem água visam oferecer produtos mais concentrados e eficientes, buscando reduzir o uso desse recurso natural tão precioso e que, na conjuntura atual, vem ficando cada vez mais escasso.

De quebra, oferecem diversos benefícios para o cuidado diário, como uma hidratação mais profunda e a possibilidade de reduzir a necessidade de embalagens plásticas em sua rotina de cuidados.

A diminuição do uso de plástico é também uma prática que contribui para preservação da água, tendo em vista que para produzir um quilo de plástico são necessários 180 litros de água. Considerando que esse plástico não desaparece do planeta e que o índice de reciclagem desse material é baixíssimo, reduzir drasticamente a demanda e uso dele é fundamental para um futuro viável e ecológico.

Segundo a divisão das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, atualmente são jogados nos mares mais de 8 milhões de toneladas de lixo por ano. Caso nada seja feito para reverter tanto a produção quanto o descarte equivocado desses materiais, até 2050 teremos mais plástico do que peixes no oceano (1).

Benefícios para seu cuidado diário.

Por serem sem água os produtos que se encaixam no conceito de Waterless beauty geralmente são sólidos. Isso possibilita o uso de embalagens biodegradáveis, além de facilitar o transporte e aumentar o rendimento.

Em cosméticos sólidos ocorre também uma diminuição drástica da necessidade por conservantes sintéticos, que além de poluírem a água dos rios prejudicam os poros da pele e as fibras capilares. Por isso, propiciam um contato mais direto com os ativos naturais presentes na formulação, já que não se encontram diluídos em água, como os produtos convencionais (2).

Por serem altamente concentrados os produtos Waterless resultam também em economia, não somente por renderem muito, mas também por serem multifuncionais.

Pra finalizar, os produtos sem água prometem hidratação e nutrição profunda. Ao contrário do que pode parecer a adição de água faz com os produtos assim concebidos possibilitem somente uma hidratação superficial, que não chega até as camadas dérmicas que mais carecem de nutrição para manutenção da saúde da pele.

Como começar?

Agora que você já sabe tudo sobre a tendência que está dando o que falar no universo da beleza natural, deve estar se perguntando, como inserir no dia a dia o uso desses produtos?

Uma das formas mais difundidas é o uso de Shampoos Sólidos, que você pode encontrar aqui em nossa loja virtual.

Os Condicionadores Sólidos e a Máscara Capilar também seguem essa tendência, com o benefício de poderem ser utilizados como barrinhas de hidratação corporal, ideais para usar no banho ou uma auto-massagem.

Uma outra maneira é inserir o Bálsamo de Calêndula e Lavanda na sua rotina de skincare, usando-o como um cleanse balm.

Além de hidratante e regenerador, ele é excelente como um demaquilante. Basta passar uma pequena quantidade no rosto, removendo logo em seguida com um lenço ou água para remover a maquiagem. Além de limpa, sua pele fica nutrida e hidratada.

Referências:

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/relatorio-da-onu-sobre-poluicao-plastica-alerta-sobre

https://www.treehugger.com/waterless-beauty-5211207


Newsletter

×
Cadastre-se para receber nossa newsletter e receba em seu e-mail promoções, cupons de desconto exclusivos, notícias sobre ecologia e novidades!

* E-mail:

* Nome: