Julho sem Plástico

  • Julho sem Plástico

Já está sabendo da campanha plasticfreejuly ?

É uma ação internacional de conscientização sobre a importância de diminuirmos o uso desse derivado do petróleo em nosso dia a dia, tendo em vista que esse material polui não somente rios e mares como a própria fauna e flora como um todo, chegando algumas vezes a estar presente até mesmo dentro do organismo humano, devido ao consumo de peixes.

A reciclagem do plástico, apesar de ser muito divulgada, não é uma solução. Isso porque no Brasil diferentemente de outros materiais, como o alumínio (que tem quase 90% de taxa de reaproveitamento) (1), o plástico tem somente 1,3% do que é descartado sendo destinado para esse processo de reciclagem (2).

Por isso é fundamental, além de diminuir o consumo, é necessário substituir o uso de embalagens plásticas em tudo aquilo que estiver ao nosso alcance. É importante irmos além da cultura do descarte, evitando especialmente plásticos de uso único (3)

Uma outra forma de aderir a esse movimento é apoiar marcas de cuidado pessoal de marcas que evitem o uso desse material não somente em suas embalagens como também em seus processos de acondicionamento e envio.

Repensar o consumo, tornando-o mais consciente e atento, é certamente uma forma de se unir aos esforços por opções de consumo mais conscientes.  buscar saber quais atitudes, projetos e grupos de pessoas estamos apoiando é mais um passo no sentido de perceber o quanto nossas escolhas podem fazer diferença.

Saber de onde vem, por quem e como é produzido pode nos ajudar a ter um outro olhar para o próprio ato de comprar, que deixa de ser uma ação isolada e passa a ser parte de uma rede. Ao adquirir um determinado produto ou serviço estamos investindo uma quantidade de energia acumulada, nosso dinheiro, em fazer com que isso vá pra frente.  

Por isso, faz diferença comprar de pequenos produtores ou mesmo de marcas que se engajam em causas com as quais a gente se identifica. Consumir coisas que fazem sentido nos ajuda  a integrar-se a redes benéficas. Vamos repensar juntos, possibilidades para uma vida com menos plástico?

Referências:

(1) https://movimentolixocidadao.com.br/brasil-e-o-maior-reciclador-de-aluminio-do-mundo/

(2) https://piaui.folha.uol.com.br/apenas-13-do-lixo-plastico-gerado-no-brasil-e-reciclado/

(3) https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2018/12/21/a-guerra-para-salvar-os-oceanos-do-plastico-comecou.htm 


Produtos Relacionados

Comentários

Gostou? Classifique!

Escrever comentário

Não use tags HTML!

Posts Relacionados

Além do Natural

Além do Natural

Ideias sobre como tornar a ecologia algo mais do que um discurso. Leia mais

  • 21
  • 0
  • 0 Comentário
Consumo consciente e mudanças de hábito

Consumo consciente e mudanças de hábito

Um texto sobre como mudanças de hábito são fundamentais no cultivo do consumo consciente. Leia mais

  • 40
  • 0
  • 0 Comentário

Categorias relacionadas